marcas apoio.png
 

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Captura de Tela 2021-08-05 às 09.07.31.png

Prof. Dr. Aldo Sena de Oliveira (UFSC - BLU)

É professor adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Educação (CEE) do Campus de Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Química Orgânica atuando em Química Medicinal. Desenvolve pesquisa com busca de novas moléculas ativas em espécies vegetais usadas na medicina popular, síntese e semi-síntese de moléculas ativas a partir de modelos naturais, aplicação de bioensaios de bancada, exploração dos recursos naturais da Mata Atlântica Sul com vistas na obtenção de novas substâncias com propriedades terapêuticas. Atualmente tem se dedicado ao planejamento, síntese e avaliação biológica de novos agentes quimioterápicos para o tratamento da doença de Alzheimer, doença de Chagas e da dor inflamatória. É membro do comitê de Jovens Pesquisadores da SBQ e participa do grupo Chemical Reserach and Application Team (CReATe- UFSC).

Captura de Tela 2021-08-05 às 07.46.45.png

Prof. Dr. Anderson Schwingel Ribeiro (UFPEL)

Professor Associado 3 e Coordenador da Área da Química da Universidade Federal de Pelotas, Secretário Regional (RS) da Sociedade Brasileira de Química e membro do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA). Possui graduação em Química Bacharelado pela UEM, Mestrado em Química Analítica pela UFSC, Doutorado em Química Analítica pela UNICAMP, Pós-Doutorado em Química Analítica pela UFSC, NRC do Canadá e pela PUC-Rio. É professor na área de Química Analítica em níveis de Graduação e Pós-Graduação, atuando nas linhas de pesquisa de preparo de amostras, análise de alimentos, instrumentação, geração de vapor, espectrometria atômica e metrologia química.

 
Captura de Tela 2021-09-04 às 01.50.42.png

Prof.ª Dr.ª Ângela Malheiros (UNIVALI)

Possui graduação em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1992), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1995), doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e pós-doutorado pela Universidade de Salamanca na Espanha (2015). Atualmente é bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Nível-2, professora da Universidade do Vale do Itajaí na Escola de Ciências da Saúde nos Cursos de Farmácia, Biomedicina e Mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas. É revisora de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: isolamento e determinação estrutural de princípios ativos com ênfase em técnicas cromatográficas e espectroscópicas. Possui experiência em parcerias de desenvolvimento de produto Universidade-empresa e consultoria em desenvolvimento tecnológico, análise e caracterização de insumos e produtos.

Captura de Tela 2021-09-20 às 21.32.56.png

Prof. Dr. Bruno dos Santos Pastoriza (UFPel)

Nascido em Porto Alegre, mas com caminhada profissional pelo Oeste Paranaense e agora atuando em Pelotas, Bruno dos Santos Pastoriza é Professor Adjunto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui graduação em Licenciatura em Química, mestrado e doutorado em Educação em Ciências Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Já atuou na Educação Básica e também na Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Realeza). Trabalha com formação de professores de Ciências, transitando na área da filosofia pensada para o Ensino de Ciências, em especial a Química. Atua em diferentes disciplinas no curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e Programa de Pós-Graduação em Química. É Coordenador do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ-UFPel), atual Coordenador do Curso de Licenciatura em Química, ex-orientador do Residência Pedagógica e atual Coordenador de área do PIBID.

Captura de Tela 2021-09-04 às 01.54.30.png

Clóvis Goulart de Bem (Presidente do CRQ-XIII)

Licenciado e Bacharel em Química. Especialista em Química de Solos e Química Análitica. Conselheiro no CRQ XIII desde 1990. Atuou no CRQ XIII  com Secretário, Tesoureiro, Vice Presidente, Presidente da Comissão de Ética Profissional.. Atualmente Presidente do CRQ XIII. Profissionalmente atuou como: Químico no Instituto Físico Químico e Biológico de Santa Catarina. Químico e Gerente no Laboratório da Companhia Integrada de  Desenvolvimento Agrícola de SC. CIDASC. Atualmente é Perito Judicial e Consultor de empresas.

Captura de Tela 2021-09-20 às 21.20.24.png

Prof.ª Dr.ª Camila Silveira da Silva (UFPR)

Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Atua no campo do Ensino de Ciências, em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, trabalhando com os seguintes temas: Divulgação Científica, Educação em Museus, Mulheres nas Ciências, Relação Ciência e Arte, Formação de Professores, Processos e Recursos Didáticos. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Química, Professora Permanente do PPGECM e do PROFQUI, Coordenadora do Projeto de Extensão Meninas e Mulheres nas Ciências e do Ciência e Arte, na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências da UFPR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa na área de Divulgação Científica.

imagem_esquerda.png
 
Captura de Tela 2021-09-20 às 21.35.30.png

Prof. Dr. César Ricardo Teixeira Tarley (UEL)

Professor Titular do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina (UEL), bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2007, possui graduação em Química (bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (1998), mestrado em Química Aplicada pela UEM (2001), doutorado em Ciências (área de concentração Química Analítica) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2004) e pós-doutorado em Química Analítica pela UNICAMP (2005). Foi Vice-Chefe (2014-2016) e Chefe do Departamento de Química (2016-2018) da UEL e Vice-Coordenador de do Comitê Assessor da área de Ciências Exatas da Fundação Araucária (2017-2019). Atualmente é professor da área de Química Analítica da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Coordenador de curso de Mestrado e Doutorado em Química da UEL, Coordenador do Comitê Assessor da área de Ciências Exatas da Fundação Araucária, Vice-secretário Regional da SBQ –Paraná. Possui experiência com desenvolvimento de metodologias cromatográficas, eletroanalíticas e espectrométricas. Ênfase é dada ao emprego de polímeros quimicamente impressos e nanomateriais e métodos de microextração líquido-líquido no desenvolvimento das metodologias. Publicou mais de 225 trabalhos científicos em revistas internacionais e nacionais, possui fator h (h index) de 36 pelo ISI e 37 pelo Scopus, mais de 4200 citações no Web of Science e 4880 pelo Scopus. Concluiu a orientação de 59 alunos de IC, 28 de Mestrado e 13 de Doutorado.

Captura de Tela 2021-09-04 às 02.08.30.png

Prof. Dr. Diego Alves (UFPel)

Nascido em Alegrete (RS), o Professor Diego Alves possui graduação em Química Industrial (2002) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), ambos sob orientação do Prof. Gilson Zeni. Realizou estágio de Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP, SP, 2008); Atuou como bolsista recém-doutor FAPERGS e Professor Adjunto na Universidade Franciscana em Santa Maria (UFN, RS, 2008-2009). Atualmente desenvolve atividades de Docente e Pesquisador na Universidade Federal de Pelotas (UFPel, RS). Atua nos Cursos de Graduação em Química Industrial e Bacharelado em Química e nos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e Biotecnologia (PPGB). Entre os anos de 2013-2017, esteve coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel. Foi membro do corpo editorial dos periódicos Medicinal Chemistry (Hilversum), Current Microwave Chemistry e Current Organocatalysis; Editor associado do Periódico Journal Advanced Research (IF 10.479). É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2017-2021); Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D; Editor chefe da seção de Organocatálise do Periódico Frontiers in Catalysis; Membro do comitê de assessoramento da área de Química da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). O Prof. Diego Alves tem 195 artigos publicados, e 20 pedidos de patente depositados. Desde 2009, orientou 17 alunos de mestrado, 13 alunos de doutorado e supervisionou 5 estágios de Pós-Doutorado. Atualmente possui sob sua orientação 4 alunos de doutorado, 1 aluno de mestrado, 4 estudantes de iniciação científica e 1 estudante de Pós-doutorado. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: reações de cicloadição utilizando catálise metálica ou organocatálise; reações de acoplamento catalisadas por metais de transição (Pd, Cu, Ag, Ni), reações com organocalcogênios (S, Se e Te), reações com reagentes orgânicos de boro, síntese e avaliação farmacológica de heterociclos funcionalizados.

Captura de Tela 2021-09-28 às 07.51.38.png

Prof. Dr. Edésio Luiz Simionatto (FURB)

Possui graduação pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e especialização em Administração Universitária (1998). Atualmente é professor do quadro da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem desenvolvido projetos nas áreas de Físico-Química Orgânica, Produtos Naturais e Combustíveis, atuando principalmente nos seguintes temas: utilização de processos oxidativos avançados no tratamento de efluentes, controle de qualidade em combustíveis e isolamento e identificação de princípios ativos. Coordenador na Região Sul da Rede de Caracterização e controle de qualidade do Biodiesel - REDESULBIO. Atua também como gestor na Universidade Regional de Blumenau desde 1997 como Diretor de Instituto(1997-1998, 2001-2002), Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (2002-2006), Coordenador de Planejamento (2006-08/2007) e Pró-Reitor de Administração (09/2007-10/2010). Atualmente atua como coordenador do Programa de Combustíveis da FURB.

Captura de Tela 2021-08-05 às 07.42.02.png

Prof. Dr. Eduardo Guilherme Cividini Neiva (FURB)

Possui diploma de bacharel (2009) em Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui mestrado (2012) e doutorado (2016) em Química Inorgânica pela mesma instituição, sob orientação do professor Dr. Aldo J. G. Zarbin, coordenador do Grupo de Química de Materiais (GQM-UFPR). Realizou um estágio de doutorado na modalidade sanduíche (2014) no Centre de Recherche Paul Pascal em Bordeaux-França, sob orientação do professor Dr. Alain Pénicaud. Desenvolveu um estágio de pós-doutorado no GQM-UFPR (2016-2017), sendo um dos selecionados no Young Researcher Award promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais em 2017. Desde de 2017 atua como professor em tempo integral na Universidade Regional de Blumenau (FURB) na área de Química Inorgânica e é um dos coordenadores do Grupo de Nanoestruturas e Polímeros (GNEP). Possui experiência na área de Química, com ênfase em Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese, caracterização e deposição na forma de filmes finos de grafeno, nanotubos de carbono, nanopartículas metálicas, óxidos e hidróxidos metálicos, polímeros condutores, hexacianometalatos e nanocompósitos aplicados nas áreas de dispositivos de armazenamento de energia, sensores eletroquímicos, dispositivos eletrocrômicos, fotocatálise e eletrofotocatálise. Ao longo de sua carreira científica, publicou 11 artigos em periódicos de alto fator de impacto e 1 patente.

Captura de Tela 2021-10-26 às 07.21.44.png

MSc. Eduarda Antunes Moreira 

Eduarda Antunes Moreira é farmacêutica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da FCFRP-USP e doutoranda pelo mesmo programa. Desenvolve seu projeto de pesquisa na área de Química de Produtos Naturais no Núcleo de Pesquisa em Produtos Naturais e Sintéticos (NPPNS) sob a orientação do Professor Dr. Norberto Peporine Lopes. Integrante do comitê de Jovens Pesquisadores da Sociedade Brasileira de Química (JP-SBQ) desde sua criação, em 2018, atua principalmente na gestão de mídias sociais, na produção de eventos e no gerenciamento de transmissões online.

Captura de Tela 2021-09-04 às 01.43.25.png

Prof. Dr. Eliezer Barreiro (UFRJ)

Eliezer J. Barreiro é nascido em Botafogo, bairro da Cidade do Rio de Janeiro, em maio de 1947. É farmacêutico formado em 1971, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Ciências em Química de Produtos Naturais pelo Centro de Pesquisas de Produtos Naturais da mesma Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1973. Concluiu o doutorado em Ciências de Estado (Docteur-Ès-Sciences d´État), especialidade em Chimie Médicale na Université Scientifique et Médicale de Grenoble, França, em 1978. É Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 1986. Orientou mais de uma centena de pós-graduandos (66 dissertações de mestrado / 35 teses de doutorado) por distintos programas de pós-graduação. Publicou mais de 330 artigos científicos em periódicos especializados e indexados, principalmente em Química Medicinal, incluindo artigos de revisão (e.g. com > 200 citações), e tem índice h=45. Agraciado pela Presidência da República Federativa do Brasil com a comenda Oficial Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2010. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (2005) e pesquisador IA do CNPq. Autor do livro Química Medicinal: as Bases moleculares da ação dos fármacos., com três edições publicadas.

Captura de Tela 2021-09-04 às 01.47.55.png

Prof. Dr. Everton Skoronski (UDESC)

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2003), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Realizou estágio Pós-doutoral no departamento de Engenharia Química do Imperial College London (2018). Desde 2011 é Professor Associado, lotado no Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando na área de Sistemas de Tratamento de Água. É também Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e lidera o grupo de pesquisa Laboratório de Tratamento de Água e Resíduos (LABTRAT). Possui experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente no tema Engenharia de Tratamento de Água e seus Subprodutos.

Captura de Tela 2021-09-20 às 21.17.05.png

Prof. Dr. Edson Minatti (UFSC)

Desde 2004,  professor / pesquisador no Departamento de Química da UFSC, em Florianópolis, onde coordena o grupo POLISSOL e a área de físico-química. Faz pesquisa com nanotecnologias e nanomateriais a partir de macromoléculas. Fez o trabalho do doutorado na Tulane University, em New Orleans e seu primeiro postdoc no LCPO em Bordeaux. Em seguida, fez um postdoc na Embrapa, quando foi contratado pela UFSC. Desde então, foi pesquisador visitante no CERMAV e professor visitante na UGA, em Grenoble e pesquisador visitante em Aaalto University, na Finlândia.

Captura de Tela 2021-09-04 às 02.05.20.png

Prof. Dr. Francisco de Assis Marques (UFPR)

Formado em Química pela Universidade Federal de São Carlos com mestrado e doutorado pela mesma universidade na área de Síntese Orgânica. Durante o doutorado fez um estágio na University of British Columbia – Vancouver, trabalhando com o Prof. Edward Piers. Desenvolveu seu Pós-Doutorado na University of California - Riverside, trabalhando com o Prof. Jocelyn G. Millar. É professor titular do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná onde desenvolve pesquisas relacionadas ao “Estudo de Novas Reações em Química Orgânica” e “Controle Biorracional de Pragas Agrícolas e Urbanas”.

Captura de Tela 2021-09-20 às 21.25.21.png

Dr. Gabriel Kaetan Baio Ferreira (CAS)

Customer Success Specialist – CAS

Bacharel, Mestre e Doutor em Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Captura de Tela 2021-08-05 às 08.08.27.png

 Prof.ª Dr.ª Gizelle Inacio Almerindo (UNIVALI)

Bacharela e licenciada em Química, Doutora em Físico-Química  e Pós-doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. É docente desde 2016 da Universidade do Vale do Itajaí, onde se dedica à docência no curso de Engenharia Química, à  pesquisa em nanotecnologia, catálise e adsorção, assim como, na extensão em alfabetização científica, sendo coordenadora do projeto Química Social. Atua também como docente pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, assim como,  em pesquisas em parceria com indústrias.

Captura de Tela 2021-10-26 às 07.35.52.png

MSc. Helena Mannochio Russo

Helena Mannochio Russo é química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), mestre em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP), e doutoranda pela mesma instituição. Desenvolve seu projeto de pesquisa na área de Metabolômica e Química de Produtos Naturais no Núcleo de Bioensaios, Biossíntese e Ecofisiologia de Produtos Naturais (NuBBE), sob a orientação da Professora Dra. Vanderlan da Silva Bolzani. Integrante do comitê de Jovens Pesquisadores da Sociedade Brasileira de Química (JP-SBQ) desde sua criação, em 2018, atuando principalmente na produção de eventos e no gerenciamento de transmissões online.

.

Captura de Tela 2021-11-14 às 20.59.46.png

Prof.ª Dr.ª Jaísa Fernandes Soares (UFPR)

Graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Viçosa (1984), com mestrado em Bioquímica (Química da Fixação de Nitrogênio) pela Universidade Federal do Paraná (1990), doutorado em Química de Metais de Transição pela Universidade de Sussex (Brighton, East Sussex, UK, 1995) e pós-doutorado em Magnetismo Molecular pela Universidade de Florença (Itália, 2010-2011). É professora da Universidade Federal do Paraná desde 1986. Foi editora associada do Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS) de 2005 a 2008 e é editora da área de Química Inorgânica desde outubro de 2008. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da UFPR por três períodos (2004-2006, 2015-2017 e 2017-2019), e foi pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da mesma universidade (2002). Participou de diversas Comissões Avaliadoras de projetos encaminhados à FINEP no âmbito do Fundo Setorial de Infraestrutura, e da Comissão da Avaliação Trienal (CAPES) dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu pertencentes à área da Química. Desenvolve projetos de cooperação internacional com universidades na Itália, Inglaterra e Portugal. Atua em Química Inorgânica, nas subáreas de Química de Coordenação, Química de Organometálicos e Físico-Química Inorgânica, com ênfase em Magnetismo Molecular e na interface com a Química de Materiais.  ​.

Captura de Tela 2021-08-05 às 09.14.00.png

Prof.ª Dr.ª Karen Wohnrath (UEPG)

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná (1992), Mestre em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1995), Doutora em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Fez pós-doutorado no Instituto de Física de São Carlos (2002) e na Faculty of Science, Monash University, Austrália (2014). Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR, líder do Grupo de Desenvolvimento de Eletrodos Modificados e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Química da UEPG e no Programa de Pós-Graduação em Química-Associação UEL/UEPG/Unicentro. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, Eletroquímica e Físico-Química de Superfícies, investigando: síntese de complexos inorgânicos e compósitos; desenvolvimento de eletrodos modificados obtidos pela técnica Langmuir-Blodgett, Layer-by-Layer e por pasta de carbono; sistemas nanoestruturados para biossensores; estudos biológicos; interações de substâncias bioativas. Nestas pesquisas publicou 61 artigos, 5 patentes e orientou 21 mestres e doutores.

Captura de Tela 2021-09-20 às 21.12.29.png

Prof. Dr. Leandro Machado de Carvalho (UFSM)

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Ciências - Technische Universität Clausthal (2001). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroanalítica e Separações, atuando principalmente nos seguintes temas: voltametria, eletroforese capilar, especiação, alumínio, arsênio, metais, concentrados salinos, fluidos biológicos.

Captura de Tela 2021-08-05 às 09.09.41.png

Prof. Dr. Luiz Carlos Dias (UNICAMP)

Professor Titular da Unicamp, membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro da Força-Tarefa da Unicamp no combate à Covid-19.

Captura de Tela 2021-09-04 às 01.58.44.png

Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (Secretário adjunto e coordenador das secretarias regionais da SBQ)

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Química e Doutor em Ciências (Química) pela Universidade Federal de São Carlos. É Professor Titular do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás e membro do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências. Coordena o Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas, onde orientou 13 doutores e 31 mestres. Bolsista de Produtividade Nível 2 - CNPQ.

Captura de Tela 2021-09-20 às 21.30.08.png

Marcos Grassi (ACS publications)

Customer Success Specialist/ACS Publications - Brasil. Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com ênfase em Materiais Poliméricos.

Captura de Tela 2021-08-05 às 08.03.10.png

Prof. Dr. Nito Ângelo Debacher (UFSC)

Graduação em química (1984) mestrado em físico-química (1986) pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em Surface Chemistry and Colloids pela University of Bristol, UK em 1991. Pós-doutorado em 2004 na University of McMaster, Canada. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina onde atua destes 1991. Possui uma patente Internacional concedida em vários países (PCT/BR2007/000116, Br, US, Ch, Au, In e comunidade europeia) e duas nacionais concedidas. Publicou mais 65 artigos em periódicos especializados e mais de 150 trabalhos em anais de eventos. Orientou 10 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado e colaborou em várias coorientações tanto mestrado como doutorado. Orientou vários trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso na área de Química. Atua na área de Físico Química, com ênfase em Química de Superfícies e Interfaces e Plasma Aplicado em Processos Químicos.

Captura de Tela 2021-09-20 às 21.37.50.png

Prof. Dr. Paulo Henrique Schneider (UFRGS)

Paulo Henrique Schneider é professor Associado IV do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2006 e bolsista nível 1D em produtividade e pesquisa do CNPq. Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). No mesmo ano ingressou no programa de Pós-Graduação pela mesma Universidade, obtendo o Título de Doutor no ano de 2004. Durante o doutorado realizou um estágio de curta duração no Institut für Pflanzenbiochemie, Halle, Alemanha (2003). Após um estágio de Pós Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), ele iniciou sua carreira independente quando foi contratado como professor na mesma Universidade. Foi vice-diretor da Divisão de Quimica Orgânica da Sociedade Brasileira de Química no biênio 2012-2013. Coordenador substituto do Programa de Pós-Graduação em Química da UFRGS (2011-2013) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (Conceito 7 CAPES), por dois mandatos (Biênio 2013-2015 reeleito para o Biênio 2015-2017), além de Presidente do Fórum de Coordenadores de Comissões de Pós-Graduação da UFRGS (2016-2017) e presidente da Câmara de Pós-Graduação da UFRGS (2020-2022). Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Desenvolve projetos de pesquisa na área de catálise, na síntese de novos catalisadores e organocatalisadores quirais para aplicação em reações assimétricas e na obtenção de compostos organocalcogênios com ênfase especial na sua aplicação na área de materiais.

Captura de Tela 2021-08-05 às 09.12.02.png

Prof.ª Dr.ª Rachel Faverzani Magnago (UNISUL)

Professora na Universidade do Sul de Santa Catarina desde 2002, formada em Química Industrial na UFSM, com mestrado e doutorado em Química Orgânica na UFSC. No Programa de pós-graduação em Ciências Ambientais (Capes) desenvolve pesquisas principalmente com polímeros e resíduos de processos produtivos, editora da Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental e membro Advances in Cleaner Production Network.

Captura de Tela 2021-08-05 às 07.51.40.png

Prof. Dr. Rivaldo Niero (UNIVALI)

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), mestrado (1993) e doutorado (2000) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 1997 é professor com dedicação exclusiva na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) atuando no Curso de graduação em Farmácia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. É revisor de periódicos nacionais e internacionais e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq Nível-2, tendo experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos temas relacionados a Plantas Medicinais, metabólitos secundários, cromatografia e espectroscopia.

Captura de Tela 2021-11-14 às 20.55.47.png

Prof. Dr. Robert Alan Burrow (UFSC)

Possui graduação com o B.Sc.(Hons.) em Química, com área minor em Física pela Memorial University of Newfoundland (1987), e mestrado (1989) e doutorado (1996) em Química pela University of Toronto sob orientação de Prof. David Farrar. Por cinco anos foi pesquisador visitante com bolsas de CNPq (1997-2000) e FAPERGS (2000-2002) no Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria, tendo atuado na mesma instituição como Professor Visitante (2002-2004). Atualmente é professor associado no mesmo departamento. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Determinação de Estrutura de Compostos Inorgânicos. As pesquisas dele exploram a síntese de novos pré-ligantes de fosfinatos e seleninatos, e polímeros de coordenação baseados nesses pré-ligantes formados pela forte interação entre íons metálicos e ânions. O interesse atual é a formação de sólidos com polímeros de duas e três dimensões pelo uso de ligantes rígidos com mais de ponto de ligação. Os compostos são caracterizados principalmente pela difração de raios-X em monocristal, bem como, difração de raios-X em pó, calorimetria de varredura diferencial, análise termogravimétrica, e ressonância magnética nuclear em solução e no estado sólido

Captura de Tela 2021-09-04 às 02.00.27.png

Prof. MSc. Saulo Vitorino (Conselheiro Representante do Sindicato dos Químicos)

Engenheiro Químico-UFRRJ; Administrador - UFSC; Advogado- UNIVALI; Mestre engenharia ambiental- UFSC. Presidente do Sindicato dos Químicos SC e Coord do Programa de Educação Continuada do CRQXIII (SC).

Captura de Tela 2021-09-04 às 02.13.27.png

Prof. Dr. Santiago Francisco Yunes (UFSC)

É Bacharel e Licenciado em Quimica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Realizou o doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) , pos-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), pos-doutorado pela University of California, Santa Barbara - UCSB (2004) e pós-doutorado na Universidade do Porto, Portugal (2012). Trabalhou como Professor nível III na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, de 1998 a 2006 e como Diretor de P&D da Quimsar Química Fina Ltda. Atualmente é Professor Associado II do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, tendo ocupado o cargo de Coordenador dos Cursos de Química, Coordenador de área do PIBID, Diretor da APUFSC e atualmente é Coordenador do Quimidex. Tem experiência na área de Química , com ênfase em Ensino de Química, Química Orgânica e Físico-Química Orgânica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Ensino da Química Verde, Formação de Professores, Divulgação da Química/Ciências, Catálise enzimática, Catálise intramolecular. É conselheiro do CRQ-XII Região, na função de Conselheiros Representantes das Escolas.

Captura de Tela 2021-08-05 às 07.55.02.png

Prof. Dr. Vanderlei Gageiro Machado (UFSC)

Possui graduação em Licenciatura em Quimica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) sob a orientação do professor Marcos C. Rezende e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) sob a orientação do professor Faruk Nome. Apresenta dois estágios de pós-doutoramento, sendo um em Química Supramolecular pela Université Louis Pasteur/Institut Le Bel em Strasbourg, França (1997-1999) junto ao grupo de pesquisas do professor Jean-Marie Lehn e outro em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Paraná (1999-2001) sob a supervisão do professor Antonio S. Mangrich. Foi professor da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) entre 2001 e 2005 e professor do quadro da Universidade Regional de Blumenau (FURB) entre fevereiro de 2005 e julho de 2010. É professor associado, nível II, no Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde atua desde agosto de 2010, sendo bolsista de produtividade em pesquisa (Nível 2) do CNPq desde 2006. Foi coordenador dos Programas de Pós-Graduação em Química da FURB (2006-2009) e da UFSC (2015-2019). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química Orgânica e em Química Supramolecular, atuando principalmente nos seguintes temas: corantes pericrômicos, solvatocromismo, solvatação preferencial, modelos enzimáticos, reconhecimento iônico e molecular, dispositivos ópticos de detecção cromogênicos e fluorogênicos, polímeros funcionais e automontagem inorgânica. As pesquisas desenvolvidas pelo seu grupo atualmente envolvem a síntese e caracterização de novas famílias de sistemas conjugados apresentando grupos doadores e aceitadores de elétrons para serem aplicados como corantes pericrômicos e na montagem de dispositivos ópticos supramoleculares que apresentem potencial para serem aplicados em sistemas de detecção óptica de analitos catiônicos, neutros e aniônicos, em dispositivos de conversão de luz e em dispositivos opto-eletrônicos orgânicos. Busca-se investigar o comportamento dos corantes sintetizados em solventes puros e em misturas de solventes. Os compostos são também utilizados na investigação de ciclodextrinas e de detergentes em água. Muitos dos compostos são utilizados na montagem de dispositivos de detecção de espécies químicas para fins analíticos, conforme os fundamentos da química supramolecular analítica. Os sistemas mais promissores são então ancorados covalentemente em matrizes poliméricas e as propriedades ópticas dos polímeros funcionais resultantes são estudadas.

Captura de Tela 2021-08-05 às 07.58.54.png

Prof. Dr. Valdir Cechinel Filho (UNIVALI)

Possui graduação em Química Orgânica (1987), mestrado (1991) e doutorado em Química (1995), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Pró-reitor e vice-Reitor da UNIVALI de 2002 até 2018. Atualmente é Reitor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Presidente da Fundação UNIVALI e docente/pesquisador do Programa de Pós-Graduação (M/D) em Ciências Farmacêuticas da UNIVALI. Possui mais de 400 artigos publicados, 50 livros e capítulos de livros e 12 pedidos de patentes. Orientou cerca de 50 Dissertações e Teses. Atua como revisor em mais de 50 periódicos e exerce a função de Editor Associado  da revista  Pharmaceutical Biology.  Em 2012, recebeu o Prêmio Caspar Stemmer de Inovação (FAPESC) na Categoria Protagonista de Inovação (Primeiro Lugar). Em 2013, foi indicado como Finalista do Prêmio Santander-Guia do Estudante (Parceria com o Setor Privado), pelo projeto desenvolvido em parceria com a Indústria farmacêutica Eurofarma. Em 2015, foi indicado Finalista do Prêmio Santander 2015, na categoria Ciência e Inovação, com o projeto intitulado "Busca de novos e efetivos agentes anticâncer a partir da biodiversidade brasileira". Em 2017 recebeu a 1a. Comenda de Mérito Acadêmico do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), chancelada pelo CNPq, pela contribuição à Educação Superior Brasileira. Em Novembro de 2020, foi listado entre os 100 mil cientistas mais influentes do mundo, estando entre os 600 brasileiros e os 30 catarinenses indicados em estudo realizado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Ícone do Youtube Branco